Sobre o Festival
Sobre o Festival
O FIMI tem por objetivo central consolidar um equipamento de formação em música instrumental capaz de viabilizar a alunos dos mais variados níveis de formação musical e condição social o acesso a um conteúdo artístico e educativo eclético, gratuito, acessível e inclusivo. A curadoria do FIMI foi elaborada no sentido de favorecer a acessibilidade e a inclusão, contemplando tanto a música clássica de concerto, como a música popular. o FIMI tem o compromisso de divulgar a música instrumental, capacitar crianças, jovens e adultos e realizar recitais e palestras no campo da música instrumental com alcance local, nacional e internacional. Outro objetivo importante assumido pelo FIMI consiste em promover a troca de experiências entre alunos de todo o país e professores nacionais e internacionais de grande experiência no ensino e na performance da música instrumental.
A Quarta Edição
O IV Festival de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa – FIMI tem por objetivo central consolidar um equipamento de formação em música instrumental capaz de viabilizar a alunos dos mais variados níveis de formação musical e condição social o acesso a um conteúdo artístico e educativo eclético, gratuito, acessível e inclusivo.
A IV edição do FIMI promove um conjunto de atividades formativas no campo da Música, incluindo a realização de cursos, workshops e oficinas, além de recitais e mesas temáticas. As ações formativas contempladas compreendem instrumentos sinfônicos (violino, piano, violoncelo, flauta, clarinete, trombone etc.) e instrumentos mais diretamente associados ao universo da música popular (rabeca, violão, bateria, percussão etc.).
Nesse sentido, a curadoria do IV FIMI foi elaborada no sentido de favorecer a acessibilidade e a inclusão cultural, contemplando tanto a música clássica de concerto, como a música popular em sua dimensão instrumental. O FIMI tem, assim, o compromisso de divulgar a música, capacitar crianças, jovens e adultos e realizar recitais e palestras no campo da música instrumental com alcance local, nacional e internacional.
Além do ensino de instrumentos musicais específicos através dos workshops, serão ofertados os cursos de Prática de Orquestra Sinfônica, Prática de Banda Sinfônica, Arranjo Sinfônico e Musicalização par Educação Inclusiva. Todas as ações estão planejadas para atender um público diverso, em diferentes níveis de formação. A programação educativa contempla a formação de plateia e a qualificação musical, congregando um conjunto de atividades direcionadas para estudantes, músicos, educadores, técnicos e produtores de dentro e fora do estado do Ceará, beneficiando diretamente os agentes que atuam na cadeia produtiva do setor.